Ao longo de todo o curso, o aluno que encontra-se inadimplente já contava com a Central de Negociações Inteligente do GolPag, ou seja, de acordo com os Parâmetros de Negociações o sistema já preparava uma ou mais propostas para o aluno fazer o acordo de suas dívidas. Todavia, e é muito comum acontecer nos casos de tentativa de recuperação de passivos, ou seja, dívidas mais antigas, que se receba propostas do devedor para uma eventual quitação de sua dívida.
Neste ponto que entra o sistema de gestão de negociações. É possível inserir uma proposta de negociação para um determinado aluno.
Por exemplo: um aluno está devendo 10 parcelas de R$ 100,00 (ou seja R$ 1.000,00) mas num contato com o aluno, a empresa de cobrança ou sua secretaria percebeu que o aluno está disposto a pagar R$ 300,00. Como esse valor pode nunca se encaixar numa regra de negociação pois isso seria específico pra este aluno, temos a opção da própria Empresa de Cobrança ou sua Secretaria lançar uma proposta pra esse aluno e a direção aprovar ou não esta proposta.
Funciona assim...
Empresas de Cobrança - A empresa de cobrança, com o login de gestão dela, procura o aluno que está na cobrança e na no menu "Propostas de Negociação" cria uma nova proposta informando o "Valor proposto", o "número de parcelas no boleto", o "número de parcelas no cartão", um "texto de alguma observação" e uma "data de validade" pra mesma (este não é obrigatório) conforme tela abaixo.
Se informado "número de parcelas no boleto", o aluno poderá parcelar neste ; idem pro cartão. Se não deseja parcelar no cartão ou no boleto, basta informar 1. Se não deseja oferecer pagamento no cartão, basta informar 0 na opção "Número de parcelas no cartão".
A opção de pagar no boleto sempre deve existir, portanto, o "Número de Parcelas no Boleto" sempre deve ser igual ou maior que 1.
Depois de criado a proposta, a instituição de ensino tem que aprovar. Para isso, também foi criado o item "Propostas de Negociação" dentro de "Minha Escola 2.0" / "Meus Alunos". Neste a escola pode aprovar, reprovar ou cancelar uma proposta iniciada. Pra facilitar, existe um filtro já criado chamado "Analisar Propostas de Negociação", onde se aplicado, mostra apenas alunos com propostas de negociação para serem analisadas.
A escola também pode alterar o valor da proposta, assim como o número de parcelas no boleto e no cartão e escrever uma mensagem de aprovação ou reprovação pra empresa de cobrança, mas somente os logins administrativos da escola pode aprovar uma proposta ou criar uma proposta já aprovada.
Depois da proposta aprovada ou recusada, qualquer alteração só pode ser feito por 2 dias ou até que o aluno pague a mesma. Se a escola não deseja mais manter a proposta, a escola cancelar a mesma.
Depois de aprovado uma proposta, basta o aluno acessar o link da Central de Negociação dele (ou acessar golpag.com.br/negociacao e informar seu CPF), que os termos da proposta serão mostradas pra ele realizar o pagamento. Em "Opções" da tela de "Recebimentos" também tem um comando de abrir a central de negociações deste aluno diretamente.
Se o aluno tiver mais parcelas a vencer, a proposta vai perder validade após o vencimento da próxima parcela dele. Por exemplo ao fazer a proposta o aluno tinha 4 parcelas não pagas. A proposta é para essas 4 parcelas. Se o aluno tiver outra parcela e essa vencer e não for paga, a proposta se cancela automaticamente, mesmo que ela tenha sido aprovada.
Por fim, todo final do dia é enviado uma mensagem para os logins administrativo da instituição informando que ele tem propostas iniciadas esperando aprovação, conforme tela abaixo
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