Tenho como coletar leads em minha loja e gerenciar o relacionamento com as vendas iniciadas ou de leads coletados?

O que é um Lead?

Leads são pessoas que demonstraram algum interesse em adquirir um curso de sua instituição, seja por meio do preenchimento de formulários na sua loja ou mesmo uma venda iniciada com um carrinho abandonado. O lead, portanto, é um potencial aluno para sua instituição.

 

O que é CRM?

Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente. Estas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objetiva ajudar as campanhas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas atividades e interações com a empresa.
Fonte:  TURBAN, Efrain; LEIDNER, Dorothy E.; WETHERBE, James C.; MCLEAN, Ephraim (2010). Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios na economia digital 6 ed. Porto Alegre: Bookman. p. 348-355. ISBN 9788577805082

 

Ferramentas no CRM

O objetivo deste artigo é mostrar ferramentas presentes dentro do CRM em sua Loja Virtual como:

  • Registrar históricos de relacionamentos
  • Agendar retornos e aplicar filtros de data
  • Utilizar Tags e Filtros para que possa automatizar tarefas ou classificar seus leads
  • Como exportar leads para Excel

Primeiramente vamos aprender a entrar em CRM

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Como entrar no CRM?

1.Acesse com seu login administrador e clique sobre a opção Loja Virtual 3.0
2.Clique em Administrativo
3.Em seguida clique em CRM
4.Após entrar em CRM irá mostrar todos os Leads que o usuário preencheu no formulário em sua loja virtual (veja como inserir formulários de coleta de leads em sua loja).

 

Agora vamos aprender as ferramentas dentro do CRM:

Como registrar históricos de relacionamentos

Criar Históricos de Relacionamento servirá posteriormente para você buscar esse Lead em Filtro e também para que você possa acompanhar todos seus Leads

1.Para adicionar Histórico de relacionamentos basta você dar um clique sobre o Lead desejado.
2.Em seguida uma janela abaixo se abrirá mostrando o "idHistórico" (número único que identifica este Lead em sua plataforma), a data e hora em que foi feito o Lead, e o texto enviado com este Lead.
3. Clique sobre o botão "+" localizado no canto superior direito desta tela.
4. No campo "Texto" você deixará registrado um Histórico de relacionamento.
5.Agora clique no botão salvar no canto superior direito desta janela e pronto o Histórico de Relacionamento esta salvo

 

Como agendar retornos e aplicar filtros de data

Agendar retornos lhe ajudará a dar andamentos em Leads nos dias desejados por você, o sistema lhe permitirá filtrar por esta informação e assim visualizar todos os contatos que possui para este dia escolhido.

1. Para definir uma data alerta dê um duplo clique sobre o Lead Desejado.
2. Agora você verá todas as informações obtidas deste usuário, desça e vá ate a opção Data Alerta e Hora Alerta.
3. Em Data Alerta clique no calendário presente na opção e escolha uma data em gostaria de retomar o relacionamento com este usuário
4. Em Hora Alerta defina uma hora para que o sistema lhe avise. A hora deve ser definida com os dois primeiros números exemplo: meio dia = 12, ou se deseja definir metade e uma hora adicione 0.5 exemplo: meio dia e meio = 12.5
5.Agora para utilizarmos o filtro volte a página inicial do CRM
6.Clique em filtro simbolizado pela Lupa no canto superior direito
7.Deixe a primeira opção como CRM e na segunda opção procure Data Alerta
8.Se você deseja o dia exato na opção Como deixe É igual a, se desejar a partir de um dia especifico deixe Depois de e em seguida coloque a data no campo O quê.
9.Basta clicar em aplicar e pronto todos os Leads aparecendo são específicos com o filtro.

 

Como utilizar Tags e Filtros

Utilizar filtros serve para que você possa localizar um Lead específico dentre muitos sem ter que procurar um a um

1.Para utilizar filtros clique em Filtro simbolizado pela Lupa no canto superior direito
2.Na primeira opção de Onde Filtrar você pode escolher entre CRM onde estão toda as informações do usuário e Histórico onde esta o Texto do Histórico de Relacionamento.
3.Escolha a opção que deseja filtrar e em seguida clique na segunda caixa 
4.Em seguida escolha qual vai ser o filtro exemplo: Pelo nome
5.Assim que selecionado aparecerá duas novas caixas. Na caixa de opção Como você escolherá como será o filtro. Utilizando o exemplo Nome quero que ele seja igual então clico na opção É igual a.
6.Na opção O quê eu escrevo o quê desejo procurar. Ainda seguindo o exemplo Nome escrevo João e em seguida clico em aplicar e pronto, a esquerda da tela aparecerá somente os Leads correspondentes ao filtro.

 

Como exportar para Excel

Para obter todos os dados em seu computador recomendamos que você Exporte para Excel a planilha com todos os Leads do CRM

1.Para exportar os Leads para o Excel, na página inicial do CRM clique na opção Opções no canto superior direito da tela
2.Em seguida clique em Exportar pro Excel.
3.Agora basta você escolhe o que vai querer exportar, na opção Nenhum você exportará somente os dados do usuário, e na opção Históricos você exportará os dados do usuário junto com o Histórico de relacionamento dele
4.Clique em exportar escolha onde deseja salvar e pronto.

 

Confira algumas dicas de uso do CRM no seu dia a dia...

Defina a jornada de seu cliente (seu pipeline de vendas) e então crie Tags para cada fase e assim poderá filtrar rapidamente sua fila de prospecção e saber qual o potencial de sua carteira. Veja algumas tags e filtros que pode utilizar:

#topo: Prospecção ou Topo do funil de vendas, utilize esta tag para leads recém chegados de suas campanhas. Pode adicionar na frente desta tag o nome da campanha que o trouxe até seu topo de funil, exemplo #topo_enem (referente a  uma campanha de enem que possa ter desenvolvido por exemplo)

#qualificado: Etapa de qualificação, muito importante para definir a persona de seu potencial cliente, ou seja, qual o perfil deste cliente e que produtos oferecer. Neste momento pode variar as tags, por exemplo, adicionando na frente da tag do produto que melhor representa o desejo deste cliente, exemplo #qualificado_enem

#apresentação: Utilize esta tag quando o cliente já tiver tido algum contato mais orgânico com sua empresa, ou seja, uma troca de email personalizada ou um contato por telefone ou whatsapp e neste momento procure qualificar o potencial de compra deste cliente, exemplo, adicionando um número de 0 a 10 na frente da tag (#apresentação_8 por exemplo)

#amadurecimento: Nesta fase o cliente já conheceu os benefícios de seu curso e estará avaliando a possibilidade de compra. É importante identificar quem está nesta fase pois você ainda pode influenciar positivamente o cliente neste momento, enviando-lhe informações importantes e dados de mercado positivos sobre a profissão ou curso que ele escolheu, como forma de amadurecer a ideia de comprar o seu curso. 

#negociação: Aqui tenha sempre fácil em mãos as informações de preços e políticas de desconto de cursos para que leve o cliente ao fechamento. Envolva outras pessoas se necessário que possuam autonomia de fechamento, principalmente dependendo do perfil do cliente potencial, pode ser necessário por exemplo agendar uma conversa do aluno potencial com um professor da sua escola para ele tirar dúvidas do que irá aprender e como.

#fechamento: Chegamos ao final do funil de vendas. Muito importante identificar o cliente que está nesta fase, pois aqui deve-se prevalecer o reforço positivo da compra efetuada, mostrar que o cliente fez a escolha certa, os números positivos sobre mercado, satisfação de alunos sobre o curso, depoimentos e dicas de carreira são alguns fatores que podem aumentar a conversão e retenção de sua venda.

 

Assim você pode nutrir toda sua base com emails diariamente exportando sua base de leads e incluindo-a em ferramentas de réguas de relacionamento, seja por email ou mensagens via whatsapp.

 

 

 

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