Antes de iniciar o cadastramento dos novos produtos, é preciso acessar com o login administrativo ou com um login que tenha permissões dentro do item Loja Virtual 3.0.
Na sua Loja Virtual com domínio próprio, é possível cadastrar produtos associados aos cursos produzidos na Fábrica de Cursos, ou do catálogo DRM, mas também é possível cadastrar para venda:
- Brindes da escola como Camisetas e Bonés (como não calcula frete, sugerimos colocar na descrição do produto para estes casos, por exemplo: Forma de entrega: Retirar na escola após x dias depois de efetuada a compra.
. Poderá vender seus cursos presenciais, eventos ao vivo (lives e webinários), e o que mais sua imaginação permitir, desde que não venha a ferir as condições de seu contrato no que diz a não ter associação dos produtos com finalidades ilícitas, de cunho sexual ou outras limitações previstas em seu contrato de parceria.
Como cadastrar produtos?
- Após efetuar seu login em sua loja ou no site www.drmeducacao.com.br, clique para entrar no item Loja Virtual 3.0 em seu menu principal.
- Clicar em Administrativo
- Procure a opção Meus Produtos e clique sobre ela.
- No canto superior direito, localize um botão escrito novo e identificado pelo sinal de "+" e em seguida aparecerá um painel com os seguintes campos:
idProduto: É um número automático, gerado pelo sistema e que identificará seu produto em toda a plataforma.
Título: Esta informação constará nas buscas, no detalhe do curso e na tela inicial como sendo o nome de seu curso. Procure evitar nomes ou muito extensos ou muito curto. No caso de cursos, prefira nomes de cursos que identifiquem profissões.
Subtítulo: O subtítulo aparecerá logo abaixo do título no detalhe do curso.
Preço de referência: Este preço em uma campanha com desconto é o preço que aparecerá no "De", quando houver o desconto e assim constar um De X por Y.
Preço praticado: Este será o valor que de fato será cobrado do comprador no carrinho de compras. Sobre este preço ainda pode ser incluído um cupom de desconto podendo reduzir ainda mais o preço antes do pagamento.
Número de parcelas no cartão: O comprador escolhe o número máximo de vezes em que deseja parcelar, respeitando como máximo o número aqui informado. O fato de colocar um parcelamento por exemplo em 12 parcelas, não quer dizer que o cliente sempre pagará em 12 vezes, ele poderá optar por pagar em 1, 2, 3 etc até o limite especificado aqui, neste exemplo 12.
Permitir pagamento recorrente: Existem basicamente duas formas de parcelamento no cartão de crédito, sendo uma que exige que o comprador tenha o saldo total disponível em sua conta e a outra que irá exigir uma disponibilidade de saldo em seu cartão equivalente à apenas a primeira parcela e assim nos meses subsequentes a plataforma irá debitar mês a mês cada pagamento. Se não conseguir debitar nos meses seguintes o sistema automaticamente gerará um boleto para que o aluno retome os pagamentos. Portanto informar "Sim" neste campo, aumenta o risco de cancelamento da compra durante o curso, mas ao mesmo tempo permite mais pessoas comprarem, já que será exigido menor limite disponível no cartão.
Número de parcelas no boleto: Se não desejar permitir parcelamento no boleto, informe "1", caso contrário, informe o número máximo de vezes que o cliente poderá parcelar uma compra no boleto neste campo.
Prazo de pagamento do 1° boleto: No ato da compra, neste campo poderá informar um prazo maior para se pagar o primeiro boleto, porém este prazo maior somente aparecerá como opção quando a escola acessar a loja a partir de um login administrativo da escola, clicando no item Loja Virtual 3.0 e em seguida Acesso à Loja. Para o cliente final, mesmo constando este prazo, a data apresentada será sempre 3 dias para frente do dia da compra.
Ativo: Quando publicar a loja, somente produtos marcados como Ativo aparecerão para venda.
Incluir Destaque: Na primeira tela da Loja Virtual, logo abaixo dos banners principais, existe um carrossel de produtos que mostrá de 3 em 3 produtos entre os que estiverem marcados para serem incluídos em Destaque. Vale salientar que o ideal é não inserir menos de 3 e não mais do que 9 produtos em Destaque para não comprometer de carregar demasiadas imagens que podem provocar alguma lentidão ao abrir sua loja. - Depois de preencher todos os campos, é só clicar em "Salvar" no canto superior direito da tela, para que as alterações sejam guardadas.
IMPORTANTE: O campo "Ativo" permite que o produto cadastrado apareça ou não na loja. O campo "Incluir Destaque" faz com que o produto escolhido apareça na página principal do site, porém somente se além de estar marcado para incluir no Destaque e estiver Ativo=Sim.
Como adicionar imagens do curso?
Primeiramente é importante conhecer os principais tamanhos e imagens que poderá utilizar em sua loja e prepará-las previamente, principalmente no que diz respeito ao tamanho dos arquivos. Sugerimos sempre utilizar uma ferramenta de compressão de dados em imagem como o site https://squoosh.app para garantir uma máxima compressão da imagem e assim com imagens mais leves sua loja carregará mais facilmente.
Somente é possível cadastrar as imagens do produto após concluído o cadastro do produto/curso, e então estará na hora de inserir as imagens, para isso, basta clicar uma vez no produto/curso criado (assim ele ficará em negrito) e na parte inferior da tela aparecerá um "submenu" com os seguintes botões:
Afiliados: A plataforma DRM oferece recurso de Split de pagamentos, seja para pagar um Autor de um curso ou mesmo um Afiliado que ajude na indicação dos cursos gerando vendas com seu link. Neste espaço você poderá incluir Afiliados que poderão oferecer condições exclusivas de desconto e ter ganhos específicos sobre a venda de determinado produto. Para utilizar este recurso é necessário ser uma Rede de Escolas com 3 ou mais Unidades para liberar a solução Meus Polos e assim especificar esta informação, ou ter liberado o sistema de Afiliados da Loja Virtual 3.0. Caso deseje trabalhar em uma destas duas modalidades, consulte nossa equipe para fazer a liberação, que estará disponível de acordo com o plano contratado.
Categoria: Os cursos podem ser organizados por Categoria para facilitar a busca pelo comprador. Aqui poderá informar por exemplo para um curso de Windows uma Categoria, por exemplo, de Tecnologia.
Curso: Toda a solução da plataforma DRM é totalmente integrada, assim pode neste momento associar o produto que está cadastrando na Loja Virtual com o curso previamente disponível em seus planos ou produzido por sua escola na fábrica de cursos.
Imagens: Clique no Novo e insira as imagens do curso. Verá que na frente do nome do campo terá uma informação entre parenteses, por exemplo "(1920x455)". Este número representa o tamanho exato que a imagem deverá ter em Largura versus Altura em pixels. A imagem maior é a que aparecerá no topo do site na página de detalhe do produto. Já a imagem menor é a que constará nas áreas de destaque ou em resultados de busca.
Basta clicar em Imagens que será exibido dois campos sendo eles "Imagem Principal" e "Imagem Listagem". É preciso clicar duas vezes no tipo de imagem escolhida e depois em "Selecionar" para adicioná-la, ao fazer isso, uma miniatura da imagem será exibida, assim é possível confirmar se a mesma está correta e depois, para concluir o processo clique no ícone "check".
Produtos relacionados: Quando o aluno fizer a busca de um curso, se neste quadro você incluir outros produtos que gostaria de sugerir ao comprador, a hora é aqui, inclua cursos correlacionados que desejará mostrar durante a navegação do comprador.
Temas: Este espaço é uma segunda alternativa para ordenar seus cursos e tornar mais atraente e fácil de navegar para o usuário. Assim como existem as categorias, você poderá associar os cursos à Temas, como por exemplo: Inovação. Assim poderia ter um curso de Windows, da categoria "Tecnologia" e um curso sobre "Gestão da Tecnologia e Inovação..." na categoria "Administrativos" e incluir ambos associados ao Tema "Inovação".
IMPORTANTE: As dimensões das imagens aparecem ao lado do tipo de imagem que foi escolhida entre (parenteses).
Como associar o curso criado na fábrica de cursos? Ou um curso do catálogo da DRM e de seus parceiros aos produtos da loja?
Para que o curso criado apareça como um produto dentro da loja, é preciso associá-lo a um plano. E mostraremos como fazer isso.
- Acessar Loja Virtual 3.0
- Clicar em Administrativo
- Clicar em Meus Produtos
- Dentro de Meus Produtos, após ser exibida a lista de cursos existentes, escolha um curso e clique nele apenas uma vez, ficará todo em negrito e na parte inferior da tela aparecerá o mesmo "submenu" usado para adicionar imagens à um curso.
- No entanto, desta vez deve-se clicar no quadro "Curso" na parte inferior de sua tela. Logo em seguida, abrirá uma aba da mesma cor do botão e como ainda não associamos o curso com nenhum plano, a mesma estará vazia.
- Neste caso, deve-se clicar no ícone de "+" no canto direito da aba e aparecerá um campo "Curso" onde deve-se escrever o nome completo do curso que vamos associar a um plano. Depois de escrito, é necessário confirmar se o curso consta realmente como um produto na sua lista, por isso, é preciso clicar no ícone de "lupa" para encontrá-lo, se estiver disponível o curso buscado, o nome do curso será exibido
- Clique no nome e depois no canto direito da aba no ícone de "Salvar".
- Pronto! Seu produto na loja estará associado a um curso da fábrica de cursos ou de seus planos contratados. Assim, quando o comprador concluir o pagamento, receberá automaticamente uma chave de acesso para se cadastrar e após o cadastro verá os curos que ele próprio terá escolhido para cursar.
Importante: Todos os novos cursos cadastrados somente aparecerão em sua loja após a publicação. Para publicar as alterações, clique em Opções e em seguida em Publicar Loja 3.0 e pronto! O que cadastrou aparecerá em sua loja virtual para venda.
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