Para ter acesso à parte financeira do sistema, é necessário ler e aceitar os termos de contrato abaixo citados, disponíveis em seu menu administrativo: "Minha escola - Financeiro"
É de suma importância a leitura completa do contrato, ressaltamos a clausula "III DA CONTA BANCÁRIA" pois interferirá em suas transações.
Abaixo, você pode acompanhar as explicações de cada item do menu do gestor financeiro liberado em seu sistema!
1 - Classificação Contábil
Neste menu, são listados todas as classificações que sua escola possui das fontes de suas receitas.
1.1 Clique em minha escola
1.2 Escolha financeiro
1.3 Escolha o item classificação contábil
1.4 - No canto superior direito, escolha a opção novo
1.5 Agora você precisa definir a origem de suas receitas, em tipo, recomendamos utilizar o texto "receita" em subtipo, você pode nomear com categorias de produtos que você oferece em sua escola, como por exemplo, livros, cursos etc. Depois clique em salvar.
2 - Contas
Neste menu, você precisa cadastrar as contas que a escola possui para movimentações financeiras.
Sugerimos a inclusão de uma conta bancaria para recebimento de pagamentos via cartão e boleto (ainda em fase de liberação) e uma conta sem dados bancários, apenas para gerenciamento dos seus recebimentos diretamente em sua escola, podendo nomeá-los, por exemplo, de balcão/caixa etc...
Abaixo, algumas observações mencionadas no contrato que são importantes para este momento de cadastro de contas:
II.1 São permitidas contas bancárias de pessoa física ou de pessoa jurídica. Atenção: a conta bancária cadastrada deve ser de mesma titularidade informada no momento do seu cadastro e isso NÃO poderá ser alterado posteriormente.
III.2 Caso os dados da pessoa física ou pessoa jurídica, com seus respectivos documentos (CPF/CNPJ) não estiverem corretos no momento da criação, a unidade deverá entrar em contato com nosso suporte antes da confirmação das informações.
III.3 É permitido criar mais de uma conta bancária no sistema. A informação em qual conta deverá receber os pagamentos por boletos ou cartão de crédito deverá ser escolhido no momento da utilização do serviço e isso NÃO poderá ser alterado posteriormente.
III.4 Uma vez cadastrada uma conta bancária, esta NÃO poderá ser alterada e os valores recebidos nesta NÃO poderão ser transferidos para outra conta bancária. Em virtude disso, atenção aos dados na criação da conta e também quanto ao encerramento de contas junto ao sistema bancário.
III.5 A Dr. Micro NÃO se responsabiliza por informações cadastradas erroneamente e recebimentos não transferidos nestes casos ou em casos citados no itens acima.
Veja abaixo como cadastrar a conta e inserir os dados bancários:
2.1 escolha o item contas
2.2 selecione o item novo, no canto superior direito
2.3 Preencha os campos indicados, no campo conta, insira o nome do banco por exemplo, Itaú, Bradesco, Caixa, Balcão ou o nome que desejar para seu controle interno. Em Descrição, detalhe se é uma conta para recebimento direto na escola ou via banco, ou ate mesmo a descrição que desejar para tal identificação. Depois, clique em salvar.
2.4 Após ter nomeado a conta, clique em dados bancários para incluir os dados da conta que utilizará para seus recebimentos
2.5 Clique em novo +
2.6 Preencha os campos exigidos, nas telas seguintes, você poderá ver mais detalhes do preenchimentos de cada campo.
2.7 Neste campo, as informações de pessoa física e jurídica de sua escola cadastrado em nosso sistema, aparecerão automáticas para que você opte por uma delas.
Observe: São permitidas contas bancárias de pessoa física ou de pessoa jurídica. Atenção: a conta bancária cadastrada deve ser de mesma titularidade informada no momento do seu cadastro e isso NÃO poderá ser alterado posteriormente.
2.8 Preencha a informação do código de seu banco:
2.9 Informe os dados bancários de sua conta. Se atente para a informação de apenas informar o dígito em 'Conta'. Depois de inserir as informações, clique no botão 'Salvar' posicionado no canto superior direito desta janela.
3. Nesta opção irá acompanhar suas Transações Financeiras:
3.1 Poderá visualizar informações de todas transações Financeiras, como: valores, data, informação do aluno, etc...
* Observe as duas primeiras colunas, em data de pagamento, sempre sera a data em que a baixa do pagamento do seu aluno foi realizada. Em data valor disponível, você terá a data em que o valor em questão sera liberado para que você possa sacá-lo, em caso de cartão, o prazo é de 31 dias.
4 Nesta opção poderá acompanhar os Valores disponíveis para Saque de suas Transações financeiras realizas e como realizar saques:
4.1 Clique em Valores Disponíveis para Saque
4.2 Visualize qual valor tem disponível para saque e saldo que ainda possui à receber de suas transações.
Clicando no botão 'Opções' poderá solicitar o saque do valor que possui disponível:
4.3 Nesta janela, selecione em sacar dinheiro
4.4 Observe que nesta janela aparece opção para sacar valores disponíveis em sua conta ou até mesmo antecipar créditos a receber (ainda em fase de liberação), agora, você aprenderá a sacar valores disponíveis:
4.4.1 Para sacar valores disponíveis, observe o item "A" que é o valor total dos seus créditos. Observe o Item "B", ha uma tarifa de saque para transferências, para banco Bradesco esta não existe, para os demais bancos, consulte a tabela disponível no item taxas e valores.
Caso deseje, é possível deixar um saldo na conta do sistema que é o item C.
Em seguida, clique em avançar.
4.4.2 Por questões de segurança, insira seu login master da unidade e confirme a operação, feito isso seu valor será transferido para sua conta.
5 - Meus Produtos e Serviços
5.1 Neste menu, você poderá cadastrar todos os produtos que irá comercializar, no menu financeiro, clique em "meus produtos e serviços"
5.2 Para cadastrar um novo produto, clique no canto superior direito no item novo
5.3 Agora preencha os campos indicados e depois clique em salvar.
Em Produtos, insira informações do produto vendido, como por exemplo, livro, curso, brinde, etc..
Em descrição, detalhe as informações do produto, por exemplo, Pacote Office, Camiseta, etc..
Em valor, insira o valor a ser comercializado
Em Liberado, classifique se seu produto esta ativo ou não.
6 - Taxas e Valores
6.1 Neste menu, você irá acompanhar as taxas e valores cobradas pelas movimentações financeiras realizadas.
6.2 Neste menu, você irá visualizar as taxas, neste campo não são possíveis alterações das mesmas, pois estas são pré estabelecidas.
* Estes valores podem ser alterados e deverão ser sempre consultados antes do uso deste recurso acessando a opção "Taxas e Valores" com o login master da sua unidade.
7 - Como cadastrar um contrato
Neste menu, você poderá vincular um contrato ao seu aluno, inserindo informações do objeto comercializado.
* Não é um contrato entre as partes em si
Para isso clique no item "Minha escola 2.0"
Depois clique no item "Meus alunos"
7.1 selecione o aluno desejado
7.2 Clique em contratos
7.3 Clique em novo para adicionar um contrato
7.4 Insira a data e no campo observação, a informação do objeto comercializado
8 - Como vincular recebimentos futuros
8.1 Para cadastrar parcelas a receber de seus alunos, basta selecionar o alunos desejado
8.2 Clique em Opções no canto Superior direito da tela
8.3 Selecione a opção Cadastrar Recebimentos Automaticamente
8.4 Preencha com os dados, no campo valor você colocará o valor da parcela, em Quantidade de parcelas quantas parcelas deseja cadastrar, selecione a forma de pagamento, uma data para o primeiro boleto e os próximos todo dia XX.
9. Como dar baixa manualmente em um pagamento
Neste menu poderá baixar manual dos pagamentos de seus alunos, selecionando o aluno desejado:
10.1 Com o aluno selecionado, clique no botão 'Recebimentos' localizado na barra inferior da tela:
10.2 Selecione qual o pagamento deseja dar baixa e clique no botão 'Opções' localizado no canto superior direito desta janela:
10.3 Selecione a opção "Baixar Manualmente"
10.4 Selecione as informações do pagamento:
*Caso o pagamento esteja em atraso, os valores de multa e juros constarão conforme pré determinados em "Configurações"
10.5 Após realizar a baixa, já constará em 'Recebimentos' a situação como 'Pago' e a data do pagamento realizado!
11 Como alterar juros e multas a ser aplicado em caso de atrasos para pagamentos com baixa manual:
11.1 Selecione o item Minha Escola
11.2 Opte por Configurações
11.3 Nesta tela, todos os campos podem ser alterados, observe que aparecem informações financeiras e de gerenciamento do seu aluno
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