Você pode visualizar as disciplinas no formato de grade, facilitando assim a maneira de buscar, filtrar e localizá – las, além disso pode-se dar permissão de edição de disciplina para outros logins, porém o login que criar uma disciplina e desejar que outro login a visualize, tem que associar o login, mas calma que veremos como isso funciona mais a frente.
Saiba como criar e utilizar o novo recurso:
Na Visão do administrador/pedagógico da plataforma:
- Na Fábrica de Cursos > disciplinas;
- Ao entrar em disciplina encontre o ícone “Novo”, Logo em seguida aparecerá a tela para criação da disciplina;
- Coloque as informações necessárias para a criação preenchendo os campos;
Nome da Disciplina: você irá colocar o nome da disciplina que deseja criar;
Descrição: Breve resumo do que vai aprender, ou pode deixar em branco, para isso acontecer basta dar um espaço;
Tipo de colaboração: Permissão para que o aluno edite o conteúdo da disciplina. Deixaremos sempre como não permitido.
Pasta de Armazenamento: Pasta na qual a disciplina ficará armazenada. Sempre colocar o nome da escola e da disciplina junto, sem espaço e caracteres especiais.
Exemplo: escoladigitalintroducaoead
Demonstração: Pode ser um vídeo institucional, um vídeo introdutório ou tem a opção de deixar em branco. Esse vídeo aparece na loja, como uma amostra grátis do conteúdo.
Para inserir um vídeo deverá ser colocado a URL da onde o vídeo está armazenado (plataformas como Vímeo ou Youtube) ou podemos deixar em branco, colocando apenas o comando “false”, caso eu queira que seja exibido a primeira aula da discolina no link, basta deixar esse espaço em branco.
Caso essa disciplina seja um pacote o vídeo que será puxado será sempre o vídeo da primeira disciplina do pacote.
Bloqueio por Anexos: Opção na qual bloquear o conteúdo para um aluno caso falte algum documento a ser anexado. Fica sempre a critério da instituição.
Mostrar nos Relatórios: Caso desejamos disciplina no boletim ou gerar um comprovante de matrícula no futuro.
Carga Horária: Sempre colocar a carga horária, pois quando não colocado o sistema contabiliza como se o curso tivesse apenas 2 horas por aula adicionada. É importante a carga horária esteja sempre correta, pois em caso de pós-graduação, por exemplo, ela é utilizada para contabilizar o total de horas do curso a ser concluído, ou seja, ao agrupar as disciplinas no pacote o sistema soma a carga horária de todas as disciplinas que estão nesse pacote. O formato a ser utilizado é número + “h”, exemplo: 80h
Ativo: Para deixar essa disciplina disponível na loja para o aluno devemos optar pelo sim.
Imagem Menu Interno e Imagem Menu do aluno: É a imagem que aparecerá no login do aluno, é a capa da disciplina.
- Após criar a disciplina, seremos direcionados ao menu novamente.
- Clicando em cima da disciplina criada aparecerá os seguintes subviews na barra inferior.
Anexos pro aluno - Aqui selecionamos quais documentos é necessário o aluno enviar, possibilitando colocar informações adicionais, caso necessário.
Permissões de Edição - Aqui é registrado o professor responsável pela disciplina, coordenadores e as pessoas que têm permissão para fazer alterações no conteúdo da disciplina criada.
Plano - É fundamental que a disciplina criada esteja cadastrada em um plano. Podemos imaginar o plano como um repositório de disciplinas, onde temos a opção de cadastrar os planos por aluno, onde nos possibilita inserir a disciplina a ele de forma manual e também temos o plano assinatura, onde utilizamos este para compor grades maiores e em conjunto com outras disciplinas. O ideal é logo que criar a disciplina adicionar todos os planos disponíveis a ela.
- Para cadastrar a disciplina nos planos disponíveis, devemos clicar em plano e logo em seguida na opção Novo, selecionar o plano que irá inserir a disciplina e logo em seguida clicar em confirmar. Após inserir a disciplina em um plano nós iremos adicioná-la a um pacote de disciplinas.
Adicionando as disciplinas em um Pacote de disciplinas
O Pacote de disciplina nada mais é do que um aglomerado de disciplinas, aqui inserimos as disciplinas nos pacotes de acordo com a grade, podendo ser módulos ou semestres.
- Na Fábrica de cursos, iremos selecionar a opção Pacotes de disciplinas.
- Dentro da ferramenta iremos selecionar a opção Novo, com isso, na tela seguinte, aparecerão algumas informações nas quais precisamos preencher, são elas:
Pacote: Identificar o pacote a ser criado;
Imagem (240x160): Será a capa do curso do aluno;
Plano: Iremos selecionar em qual plano essa disciplina está inserida. (Normalmente no plano Assinatura)
Propagar para alunos ativos: Caso seja incluído ou retirado algum curso, a atualização será feita de uma forma automática para as disciplinas que estiverem inseridos nesse pacote, para que isso aconteça, devemos selecionar a opção “Copiar novos cursos, excluir cursos removidos e ajustar alteração de datas”.
Tipo de Acesso: Aqui iremos permitir o acesso do aluno ao pacote, independente se ele está inserido ou não em outros pacotes. Para que isso aconteça, devemos selecionar a opção “Permitir acesso independente da turma anterior”.
Mostrar no Menu do aluno: Sempre optamos pelo sim, para que o pacote seja exibido no perfil menu do aluno de uma forma mais organizada.
Mostrar nos Relatórios: Caso o aluno precise futuramente de uma declaração de matrícula, um histórico,as horas dos cursos inseridos neste pacote irão contabilizar neste relatório.
Visível no Meu Site: Se este pacote ficará disponível na aba meu site, onde configuramos o pacote para venda. Sempre optamos por sim
Ativo: Este pacote está disponível para venda e acesso do aluno? Sempre iremos selecionar a opção sim.
Liberar em (dias) / Liberado até (dias): Usamos essa seleção quando o pacote tem uma data para início e fim. Normalmente utilizamos essa configuração depois de inserirmos as disciplinas nos pacotes (veremos isso mais adiante, nos próximos passos).
Adicionando disciplinas dentro dos pacotes
Após criarmos o pacote, vamos ser redirecionados para a página inicial do Pacotes de disciplinas, com isso ao clicar em cima do pacote criado aparecerão algumas subviews, as principais são elas:
Disciplinas: Onde iremos colocar os módulos e montar a grade curricular.
Disciplinas Optativas: Quais são as disciplinas que ficam disponíveis para o aluno escolher estudar.
Disciplinas Optativas - Configuração: Quantidade máxima e mínima de disciplinas que o aluno pode escolher e configuração do que estará escrito no botão de inscrição
Ao clicar em “Disciplinas” irá abrir uma tela para configurarmos as disciplinas a serem inseridas, para inserir a disciplina, basta clicar na opção “Novo”
Com isso aparecerão as informações a serem preenchidas da disciplina que vamos inserir. São elas:
Disciplina: Ao digitar o nome da disciplina a ser inserido no pacote, deveremos clicar na lupinha.
Ordem: qual é a ordem dessa disciplina dentro do pacote.
Professor Responsável: É para quem serão direcionados os anexos enviados, quem irá dar notas nas avaliações dessa disciplina.
Liberar em (dias) / Liberado até (dias): Todo curso de pós graduação tem um tempo mínimo para acontecer, sendo assim na primeira disciplina não colocaremos uma data, pois ela é liberada imediatamente, mas as disciplinas seguintes podemos escolher em quantos dias liberar depois que a anterior for liberada. Esse tempo fica a critério da instituição, porém o que orientamos é colocar nas disciplinas seguintes os prazos de 30,60,90 dias e assim em diante.
Liberar em (data) / Liberar até (data): Quando o curso tem uma turma com data exata de início e término das aulas, como por exemplo a data de um semestre.
Cadastrando as turmas
Aqui é onde fica o curso em si, incluindo os pacotes criados anteriormente. Ao clicar no ícone “Turmas”, seremos redirecionados à página de criação da turma, nela podemos observar que a linguagem se repete e as informações que nos são solicitadas são iguais a da criação de um pacote de disciplina.
Turma: Identificar a turma;
Imagem (240x160): Será a capa do curso do aluno;
Plano: Iremos selecionar em qual plano essa disciplina está inserida. (Normalmente no plano Assinatura)
Propagar para alunos ativos: Caso seja incluído ou retirado algum curso, a atualização será feita de uma forma automática para as disciplinas que estiverem inseridos nesse pacote, para que isso aconteça, devemos selecionar a opção “Copiar novos cursos, excluir cursos removidos e ajustar alteração de datas”.
Tipo de Acesso: Aqui iremos permitir o acesso do aluno ao pacote, independente se ele está inserido ou não em outros pacotes. Para que isso aconteça, devemos selecionar a opção “Permitir acesso independente da turma anterior”.
Mostrar no Menu do aluno: Sempre optamos pelo sim, para que o pacote seja exibido no perfil menu do aluno de uma forma mais organizada.
Mostrar nos Relatórios: Caso o aluno precise futuramente de uma declaração de matrícula, um histórico,as horas dos cursos inseridos neste pacote irão contabilizar neste relatório.
Visível no Meu Site: Se este pacote ficará disponível na aba meu site, onde configuramos o pacote para venda. Sempre optamos por sim
Ativo: Este pacote está disponível para venda e acesso do aluno? Sempre iremos selecionar a opção sim.
Liberar em (dias) / Liberado até (dias): Repetiremos a configuração feita na criação dos pacotes, podendo neste primeiro momento deixar em branco e inserir os dias na hora de inserirmos os pacotes de disciplinas.
Novamente ao finalizar a criação da turma, somos redirecionados à página inicial, onde ao clicar em cima da turma criada nos aparecem dois ícones, “Cursos” e “Pacotes de Disciplinas”.
Clicando no “Pacotes de Disciplinas”, é aberto uma janela, contendo as mesmas informações que foram preenchidas ao criar os pacotes, porém dessa vez ao invés de inserirmos disciplinas, como na vez anterior, iremos inserir os pacotes que criamos.
Pacote: Ao digitar o pacote criado, iremos clicar na lupinha.
Ordem: Qual será a ordem deste pacote dentro da turma.
Liberar em (dias) / Liberado até (dias): Todo curso de pós graduação tem um tempo mínimo para acontecer, sendo assim, aqui respeitamos o tempo do módulo, 30,60,90 dias por exemplo, mas sempre deixando o primeiro pacote sem data, para que seu início seja imediato.
Liberar em (data) / Liberar até (data): Data de início e término das aulas, como por exemplo a data do semestre.
Feito isso teremos a turma pronta, com todos os pacotes de disciplinas inseridos.
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