Criando um Evento Ao Vivo

Criando um Evento Ao Vivo

 

Com o objetivo de aumentar a interação com os alunos, foi disponibilizada a nova funcionalidade da plataforma, o Evento ao Vivo. 

A seguir iremos mostrar o passo a passo de como programar o seu evento.

 

 

Como criar o novo recurso:

 

  1. Antes de criar o evento, precisamos ter a certeza de que a disciplina que iremos realizar o evento ao vivo está inserida em um plano.
  1. Precisamos também nos certificar de que foram feitas as devidas Permissões de Edição, pois desta forma o tutor responsável pela disciplina terá permissão para editá-la e assim dar início ao evento também.
  1. Feito isso iremos criar o evento ao vivo dentro da disciplina. 

Clicar em cima da disciplina > Opções > Editar essa disciplina.



  1. Dentro da disciplina, iremos na aula desejada criar uma nova atividade. Para isso selecionamos Adicionar Atividade > Novo Evento Ao Vivo > Criar.

 

  1. Feito isso seremos redirecionado para a página de criação do evento, onde irão aparecer algumas informações que precisamos digitar para a criação da aula, são elas:

Título: Título da aula ou do Evento a ser criado;

Descrição: Tema abordado na aula, ou digitar espaço para deixar em branco;
HTML Pós-Evento: Mensagem que aparecerá depois que acontecer o evento. Aqui iremos deixar também o link do evento criado.

Tipo de Colaboração: Edições não permitidas.

Ordem: Ordem do evento dentro da atividade.

Ativo: Sempre deixaremos sim.

Requerido: Sempre sim.

Reconhecimento Facial: A critério da IES.

Após preencher com as informações solicitadas, iremos salvar o evento e seremos redirecionado para a página principal da disciplina.

 

  1. Após criar o evento, precisamos configurá-lo, por isso é preciso inserir a disciplina em algum pacote, pois assim posso colocar datas de início e término no evento.

Para isso iremos em Pacotes de disciplinas > Seleciono o pacote no qual desejo inserir a disciplina e a adiciono.

  1. Para configurar o evento iremos em Eventos Ao Vivo (Configuração) > Clicando no evento criado, irão aparecer os pacotes que esse evento está cadastrado, permitindo assim configurar diferentes datas e horários para a realização do evento.

Ao selecionar o pacote desejado e clicar em editar, aparecerá uma tela na qual devemos digitar dados da apresentação, como podemos observar na imagem abaixo:

Pacote: Mostra o pacote selecionado para configuração do evento.

Tipo de propagação de pacotes: Copiar novos cursos, excluir cursos removidos e ajustar alteração de data. (normalmente essa configuração já vem pré selecionada, basta mantê-la).

Professor Responsável: Tutor no qual irá conduzir o evento. É importante selecionar o professor responsável, pois a reunião só começa quando este professor entrar.

Liberar em (Data): Qual o dia esse evento acontecerá.

Liberar em (Hora): Horário do Evento

Liberar até (Data): Data limite que o evento ficará disponível para o aluno acessar e participar ao vivo.

Liberar até (Hora): Hora limite que o evento ficará disponível para o aluno acessar e participar ao vivo.

Feito isso, basta salvar as alterações incluídas e elas automaticamente aparecerão na tela de configuração e precisamos propagar para os alunos inseridos naquele pacote, para que isso aconteça, na tela inicial, clicamos em cima do pacote configurados > opções > propagar este pacote AGORA para os alunos ativos.

 

  1. Para o professor ter acesso a esse evento, o mesmo deverá entrar em Minha Escola 2.0 > Professores > Eventos ao vivo (Minha Agenda)

Ao acessar Eventos Ao Vivo (Minha agenda), irá aparecer todos os eventos que foram criados, para acessar o evento desejado, basta clicar em cima dele e logo em seguida > Opções > Acessar Evento ao Vivo.

Ao clicar em Acessar Evento ao Vivo, você será direcionado a página do evento, nesta página ficam disponíveis algumas funcionalidades ao professor, são elas:



  • Mensagens

Bate-papo público: exibe as mensagens de todos os usuários que estão na sala.

  • Notas

- Notas compartilhadas: criar um documento de texto onde todos os participantes podem fazer alterações no conteúdo.

  • Usuários / Configurações:

- Limpar todos os ícones de status;

- Colocar todos em mudo;

- Colocar todos em mudo exceto o apresentador;

- Salvar nome dos participantes;

- Restringir participante;

- Política de convidado;

- Criar salas de apoio;

- Escrever legendas.

  • Ações

- Iniciar enquete;

- Gerenciar apresentações;

- Compartilhar um vídeo externo;

- Selecione um participante aleatóriamente

 

  • Ativar / Desativar áudio
  • Ativar / Desativar webcam
  • Compartilhar tela
  • Levantar a mão
  • Iniciar gravação: Para iniciar a gravação, basta clicar em cima do botão, para pausar é preciso clicar em cima do mesmo botão.

 

  1. Para terminar o Evento o professor tem duas opções, para isso basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito e ele irá nos mostrar algumas opções de configurações, dentro delas as principais são: 

 

Encerrar a Sessão: O professor termina a aula, tirando assim todos os alunos da sala ao mesmo tempo.

Sair da Sala: O professor apenas sai da sala, deixando ela ainda ativa e com os alunos participando normalmente da reunião.

 

  1. Para ter acesso a gravação da aula, após o término do evento o professor deverá clicar em Eventos Ao Vivo (Minha Agenda) > clicar em cima do evento criado > Opções > Recuperar Gravações deste Evento

Assim que exibir o sistema abrir a URL com a gravação do evento criado, basta o professor inserir na disciplina criada, para isso basta seguir  caminho já conhecido!

Fábrica de cursos > Disciplinas > selecionar a disciplina desejada > Opções > Editar essa disciplina > selecionar o lápis ao lado do evento criado para editá-lo > inserir a URL fornecida > Salvar

Feito isso o evento ficará salvo para que os alunos possam ter acesso a gravação, mesmo após o fim dele.










Na visão do aluno

 

  1. Para que o aluno tenha acesso ao Evento ao Vivo, o aluno em sua página inicial e a partir daí basta seguir os seguintes passos.

Meus Cursos > Seleciono a disciplina do Evento > ícone do evento ao vivo.

Ao clicar no ícone do evento ao vivo, o aluno será redirecionado para a página inicial do evento, onde até que o professor faça login o aluno ficará aguardando o início automático da aula.

Após a entrada do professor na sala a tela mudará automaticamente para a exibição do evento. A tela que aparecerá para ele será igual a do professor, porém com menos funcionalidades. As funcionalidades que ficam disponível para os alunos são:

 

  • Mensagens

- Bate papo público: exibe as mensagens de todos os usuários que estão na sala.

  • Notas

- Notas compartilhadas: criar um documento de texto onde todos os participantes podem fazer alterações no conteúdo.

  • Usuários

- Exibe todos os usuários que estão participando do evento.

  • Ativar / Desativar Áudio
  • Ativar / Desativar Câmera
  • Levantar a mão para falar
  • Gravação do Evento ao Vivo

- A cor do ícone ficará vermelha, mostrando que esse evento está sendo gravado.

  • Sair da Sessão











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